sábado, 25 de agosto de 2012

VESTIDOS NO CALVÁRIO, REVESTIDOS NO PENTECOSTES



  • 1.  NO CALVÁRIO SOMOS VESTIDOS

A experiência vivida no Édem, por nossos primeiros pais, Adão e Eva,  ilustra muito bem esta verdade.  Pois, estando eles nus;  Deus revela sua misericórdia e os veste.     E fez o Senhor Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. (Gn 3.21)
 Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus;  porque me vestiu de vestidos de salvação, me cobriu com o manto de justiça, como um noivo que se adorna com atavios e como noiva que se enfeita com suas jóias(Is 61.10)

§     Três Lições de Isaías 61.10
1ª.) A razão de nossa alegria em Deus – Porque nos vestiu de Salvação e Justiça - Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus;  porque me vestiu de vestidos de salvação, me cobriu com o manto de justiça

2ª.) A Salvação nos veste e a Justiça nos cobre - porque me vestiu de vestidos de salvação, me cobriu com o manto de justiça
Isto é maravilhoso,  ao sermos salvos por Cristo, somos envoltos em sua Graça Salvadora.  E,  ao sermos justificados pelo seu Sangue (Rm 5.9), somos imediatamente cobertos pela justiça que nos é concedida por Jesus Cristo.
Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós;  para que, nEle, fossemos feitos justiça de Deus (2 Co 5.21)
Baseados no que diz a Palavra, que somos sacerdotes de Deus (1 Pe 2.5,9)(Ap 1.6), podemos nos alegrar com o que nos diz o Salmo 132:
Vistam-se os teus sacerdotes de justiça, e alegrem-se os teus santos(Sl 132.9)
Vestirei de salvação os teus sacerdotes, e os seus santos rejubilarão (Sl 132.16)

3ª.) Somos vestidos para o Casamento - ...como um noivo que se adorna com atavios e como noiva que se enfeita com suas jóias.
A Salvação em Cristo que nos alcançou, nos tem vestido para uma festa de casamento inigualável:  As Bodas do Cordeiro.
Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa já se aprontou.    E, foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente;  porque o linho fino são as justiças dos santos (Ap 19.7,8)
                                              
O melhor vestido concedido pelo pai amoroso ao filho arrependido, nos diz, que na Salvação somos vestidos com o melhor de Deus.
Mas o pai disse aos seus servos:  Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lho... (Lc 15.22)
 É digno de nota lembrar, que a tradição judaica daqueles tempos, determinava que o melhor vestido da família, não era de nenhum dos filhos, nem da mãe.   O melhor vestido era do pai.  
É maravilhoso saber, que ao nos salvar, o Pai Celestial nos veste com seu próprio vestido – O seu eterno amor (Jo 3.16) (Rm 5.8,9) (1 Jo 3.1).


  • 2.  SOMOS REVESTIDOS NO PENTECOSTE           (Lc 24.29) (At 2.1-4)

Certa vez, quando ministrava a Palavra de Deus, o caro amigo pastor Geziel Nunes Gomes, disse que no Calvário encontramos Salvação, e no Cenáculo, o glorioso revestimento de poder.   E, ao ilustrar estas duas experiências maravilhosas, acrescentou com simplicidade e inspiração:        A título de ilustração digo, que um dia passei pelo Calvário, e Deus me deu uma camisa e me vestiu.   Mas, em seguida me disse:  Agora vá para o cenáculo do Pentecoste, que vou te dar um paletó.
Sim, o Batismo com Espírito Santo é revestimento de poder.  E, estando revestidos, temos mais força espiritual, para vencermos a carne, o mundo e o diabo (Lc 10.19)                (2 Tm 1.7).

Pastor Marcos Antonio

terça-feira, 21 de agosto de 2012

O QUE FAZER QUANDO NOS ATIRAM PEDRAS


  
Introdução:

   - Estevão nos ensina o que fazer diante das pedradas da vida.

1º.) Esteja cheio de fé e de poder – E Estevão, cheio de fé...(At 6.8)
Diante das maiores provas, sofrendo as mais fortes tempestades na vida, a Fé será sempre o firme fundamento (Hb 11.1)
2º.) Seja cheio do Espírito SantoMas ele, estando cheio do Espírito Santo (At 7.55)
Pelo Espírito de Deus, triunfamos nas maiores lutas e perseguições (1 Pe 4.12-14)
3º.) Tenha os olhos fixos no Céu - ...e fixando os olhos no Céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava a direita de Deus (At 7.55)
Somos exortados pela Palavra de Deus, a buscarmos e pensarmos nas coisas de cima (Cl 3.1-3)(Pv 15.24)
Quando temos o nosso olhar voltado para o Céu, Deus nos fortalece de esperança, e assim, podemos vencer todas adversidades da vida (Rm 8.35-39)(Fp 3.20,21)(2 Tm 4.18)
4º.) Ministre o perdãoE pondo-se de joelhos, clamou com grande voz:   Senhor, não lhes imputes este pecado.  E, tendo dito isto, adormeceu (At 7.60)
Estevão termina sua carreira terrena da melhor maneira possível, finda seus dias ministrando perdão.  E,  imitando seu Senhor, parte para o Céu (Lc 23.34)

Pastor Marcos Antonio

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

VERDADES PRECIOSAS DA PALAVRA EM COLOSSENSES 3.16


§     

          
 1ª.)  A habitação da Palavra em nós

A Palavra de Cristo habite... – Isto fala da pemanência constante da Palavra em nossa vida (Dt 6.6-9;  11.18-21) (Js 1.8) (Jo 14.23)

2ª.)  A abundância da Palavra em nós 

 ...abundantemente – Esta expressão nos exorta a nos abastecermos muito da Palavra (quer ouvindo, quer estudando, quer lendo, quer anotando, quer mediando na gloriosa Palavra de Deus). (Sl 1.2)(Jr 15.16)(Sl 119.103)

3ª.)  O efeito da Palavra em nós e nos outros
 ... em toda a sabedoria,  ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros,  com salmos,  hinos e canticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.

            Aqui encontramos o importante trabalho pedagógico da Palavra de Deus através de nós. A Palavra de Deus em nossos corações, promove o fortalecimento da comunhão entre os irmãos.  Porque a Palavra ensina (Sl 19.7).  A Palavra admoesta (2 Tm 3.16,17).

            Donald Stamps, ao comentar Colossenses 3.16, disse:  A Palavra de Deus deve ser continuamente lida, estudada, meditada e assunto de oração, até que ela habite ricamente dentro de nós.   Quando isto acontecer, nossos pensamentos, palavras, ações e motivações serão influenciados e controlados por Cristo (Sl 119.11)(Jo 15.7).     Salmos, hinos e cânticos espirituais devem ser usados para ensinar a Palavra de Deus e admoestar os crentes a viver uma vida de obediência a Cristo (Ef 5.19-21)
Pastor Marcos Antonio

CONSELHO DE PAULO AOS IRMÃOS



Observemos algumas referências através de suas Epístolas a respeito:

§      Irmãos devem orar uns pelos outros (1 Ts 5.25)          (Ef 6.18)

§      Irmãos devem se recordar uns dos outros (Fp 1.3,8)

§      Irmãos devem se perdoar (Ef 4.32)

§      Irmãos devem se motivar (1 Co 15.58)

§      Irmãos devem viver em paz (Ef 6.23)

§      Irmãos devem honrar uns aos outros (Rm 12.10)

§      Irmãos devem suprir uns aos outros (Fl 2.25;  4.14-20)

§      Irmãos devem  amar uns aos outros (Rm 13.8)

Pastor Marcos Antonio

Quatro propostas do diabo para que não sirvamos a Deus



Introdução:

       No livro do Exodo, temos o registro de como Faraó tentou de todas as formas impedir que Israel, deixasse o Egito, para servir unicamente a Deus.
Faraó fez algumas malignas propostas.  De igual modo, o Faraó de nossos dias, o diabo, faz-nos as mesmas propostas, para nos deter no Egito espiritual, este mundo de pecados:

§        1. Sirva a Deus sem perder o vínculo com o mundo 
Então clamou Faraó a Moisés e a Arão e disse:  Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra (Ex 8.25)
Sabemos que a amizade com o mundo é inimizade com Deus (Tg 4.4)

§       2. Sirva a Deus, mas seja um cristão que não progride na vida espiritual
Então, disse Faraó:  Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor, vosso Deus, no deserto;  somente que indo, não vades longe...(Ex 8.28)
Seja o nosso desejo de irmos longe na santificação (Ap 12:11),  na oração (1 Ts 5.17),  no estudo da Biblia (Jr 15.16),  na evangelização (At 1.8), na adoração (Jo 4.20-24)

§        3. Sirva a Deus, mas não te importes com a salvação de tua família
Quais são os que hão de ir...E Moisés disse:  Havemos de ir com nossos meninos e com os nossos velhos,  com os nossos filhos, e com as nossas filhas...(Ex 10.8,9)
Não sosseguemos, até vermos toda nossa casa salva por Jesus, pois esta benção é promessa  bíblica (At 16.31)

§        4. Sirva a Deus, mas sem ofertar e dizimar
Então, Faraó chamou a Moisés e disse:  Ide, servi ao Senhor, somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas...(Ex 10.24)
Sirvamos a Deus com tudo que somos e temos (Sl 103.1,2), honrando ao Senhor sempre com as primicias de toda a nossa renda (Pv 3.9), sendo fiéis nos dízimos e nas ofertas para sua Obra (Ml 3.8-10)

O querido amigo,  pastor Abraão de Almeida, contou-me que certo dia  foi convidado para o aniversário de um amigo,  um querido irmão presbiteriano.  
Para externar seu carinho e seu apreço, levou um presente ao aniversariante.   Mas, este irmão era tão fiel a Deus em seus dízimos; que logo ao receber o presente,  perguntou reservadamente ao pastor Abraão:
- Meu caro irmão, seria possível saber o valor deste presente ?  Sei, que não é usual procurar saber isto. Mas, por favor meu irmão, eu preciso saber para entregar o dízimo que pertence a Deus!
Pastor Marcos Antonio

domingo, 12 de agosto de 2012

QUATRO ASPECTOS DE NOSSA ESPERANÇA



1º.) Esperamos Jesus (Fp 3.21)
Não esperamos outro, mas, o Cristo amado de nossas almas. O Jesus que morreu e ressuscitou por nós (Rm 4.25). Ele mesmo é o que esperamos (1 Ts 4.16)

2º.) Esperamos ir com Jesus (Jo 14.1-3)
Ele virá nos buscar.  Muito em breve, os céus se abrirão: Para que desça o Noivo e suba a Noiva.

3º.) Esperamos ficar com Jesus (1 Ts 4.17)
Que maravilhosa esperança! Ficar com Jesus para sempre é sem dúvida, a maior
Benção que desfrutaremos por toda a eternidade (Ap 21.3)
Seja a nossa esperança a mesma de Asafe, quando disse: Guiar-me-ás com o teu conselho e depois me receberás em glória.(Sl 73.24)

4º.) Esperamos ser como Jesus (1 Jo 3.2)
Ser como Jesus, com relação ao seu corpo glorioso (Fp 3.20,21)

Pastor Marcos Antonio

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

TRÊS BENÇÃOS NO CONTRADITÓRIO NO SALMO 23.5



Bênçãos no contraditório (Sl 23.5)
1ª.) No deserto o Senhor nos prepara um banquetePreparas uma mesa perante mim...
Nas horas mais difíceis da vida, nos momentos de agruras e muitas vezes de escassez; o Senhor entra em nosso deserto de aflições, e nos prepara um banquete.  No meio do deserto, uma farta mesa. Este é o nosso Deus, que nos farta de bens, independente do contexto de dificuldades que atravessarmos.
2ª.) Somos alimentados e ungidos por Deus no meio de uma guerra - Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo...
Nos surpreende este Salmo de Davi.  Tudo porque, o cenário é paradoxal;  contrário à nossa ótica humana.   Mas, nosso Deus assim faz:  Monta-nos uma mesa farta em meio a guerra, e unge-nos com seu Espírito à vista do diabo e de seus anjos.   Certamente, o Senhor assim faz:
Mesa farta – Nela, o Senhor nos alimenta com sua Palavra (Mt 4.4), e nos faz fortes para vencermos os inimigos.
Unção sobre a cabeça – Ao derramar, o óleo do seu Espírito, nos capacita com poder para vencermos toda a força do mal (Lc 10.19)
3ª.) Na escassez do deserto podemos ter uma vida abundante - ... unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Com Jesus, e somente através dEle, é que podemos, em meio ao deserto desta vida, usufruirmos de vida abundante e feliz (Jô 10.10)
Pastor Marcos Antonio

AS TRÊS TÚNICAS DE JOSÉ




As três túnicas de José ilustram sua caminhada  ao trono:

§        Primeira túnica – Dada pelo seu pai Jacó (Gn 37.3). Uma linda túnica de muitas cores; mas que José perdeu na mão de seus irmãos que o odiavam (Gn 37.23).

§        Segunda túnica – Dada pelo seu patrão Potifar.  Túnica de mordomo principal da casa.  José perde esta túnica na mão da mulher pecadora.  Perde a túnica, mas não perde a pureza e a integridade (Gn 39.12-18).

§        Terceira túnica – Dada pelo rei do Egito.  Túnica de governador.  Esta, nunca mais perdeu (Gn 39.42,43).

Pastor Marcos Antonio

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PORTAS FECHADAS E CÉUS ABERTOS



Três servos de Deus que experimentaram portas fechadas e Céus abertos:

§        Ezequiel  -   E, aconteceu, no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, que, estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu vi visões de Deus.(Ez 1.1)
portas fechadas:  O profeta Ezequiel estava entre os cativos, e cativeiro nos reporta a prisão e isolamento - ...estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar...
Céus abertos: Quando as portas se fecharam aqui embaixo para o profeta Ezequiel, os céus se abriram -    ...se abriram os céus, e eu vi visões de Deus

§        Estevão -   E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seu coração e rangiam os dentes contra ele.    Mas ele, estando cheio do spírito Santo e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus.
E, disse:  Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus (At 7.54-56)
portas fechadas -   Cercado pela furiosa multidão  que iria matá-lo apedrejado;  sabia que na Terra, todas as portas estavam fechadas -
E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seu coração e rangiam os dentes contra ele.
Céus abertos -   Mas, ao levantar seus olhos, viu os céus abertos - Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus.

§        João, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na Ilha chamada Patmos, por causa da Palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo.(Ap 1.9)
Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu...(Ap 4.1)
portas fechadas -  O apóstolo do amor,  foi exilado em Patmos, uma ilha rochosa e de solo árido no Mar Egeu.  Como prisioneiro naquele exílio, cercado pelas águas e isolado do mundo, não via aqui embaixo nenhuma porta aberta. - Eu...estava na Ilha chamada Patmos...
Céus abertos – Mas, ao olhar para cima, viu os céus abertos -  ... e eis que estava uma porta aberta no céu...

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

VISÃO EVANGELÍSTICA MUNDIAL





Pela Mão poderosa do Senhor e pelo amor de irmãos em Cristo, parceiros missionários; iremos 'a Africa para a preciosa conquista de almas, capacitação do obreiro nativo e Ação social voltada a crianças carentes.

A V.E.M.   Visão Evangelística Mundial  desenvolverá em Moçambique e Guiné-Bissau este importante projeto Missionário, tendo as seguintes vertentes:

A CRUZADA EVANGELÍSTICA  CRISTO É A RESPOSTA


A ESCOLA BÍBLICA DE MINISTÉRIO
(Capacitação Bíblica para o obreiro nativo)


AÇÃO SOCIAL




AFRICA PARA CRISTO
ESTA É A ÚLTIMA COLHEITA DE ALMAS
SOMOS OS ÚLTIMOS PREGADORES
EM BUSCA DAS ÚLTIMAS ALMAS.
ESTAMOS ORANDO PARA QUE DEUS NOS DÊ PARCEIROS
MISSIONÁRIOS.   QUE POR AMAREM A AFRICA, ESTARÃO EM ORAÇÃO PELO NOSSO TRABALHO E TAMBÉM ENVIANDO A SUA OFERTA DE AMOR.

BANCO ITAÚ
AGÊNCIA  3705
CONTA   02786-4

QUE DEUS EM CRISTO TE ABENÇÕE!

Pastor Marcos Antonio da Silva
Diretor da Visão Evangelística Mundial