quinta-feira, 30 de junho de 2011

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO



APRENDENDO COM JESUS COMO RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Atos 1:1-8

1 – Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo o que Jesus começou,  não só a fazer,  mas a ensinar.
1       – Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera.
2       – Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando do que respeita ao reino dos céus.
3       – E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse Ele)  de mim ouvistes.
4       – Porque, na verdade,  João batizou com água,  mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
5       – Aqueles pois que se haviam reunido, perguntaram-lhe dizendo:   Senhor,  restaurarás tu neste tempo o reino a Israel ?
6       – E disse-lhes:   Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
7       – Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós;  e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.


Introdução:

A gloriosa benção do Batismo com Espírito Santo, não é o batismo em águas (At 1:5)(Mt 3:11), não é o novo nascimento (Jo 3:3-8);   também não significa Salvação.   Mas, é benção para os nascidos de novo, porque é benção da Salvação em Cristo (Rm 8:32).
Jesus deixa bem claro que são experiencias distintas.  Prometeu o Batismo com Espírito Santo aos seus discípulos (já nascidos de novo e convertidos a Deus) (At 1:4,5,8)
Nesta mensagem de hoje, vamos aprender com Jesus, sobre esta benção tão indispensável para a Igreja.


1.     Jesus nos ensina que o Batismo com Espírito é a Promessa do Pai
“E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas, que esperassem a Promessa do Pai, que (disse Ele) de mim ouvistes.” (At 1:4)

1.1           A expressão  “Promessa do Pai”, revela a procedencia desta benção
O apóstolo Pedro, em seu renomado sermão no dia do Pentecóste, disse em Atos 2:33   “De sorte que, exaltado pela dextra de Deus, e tendo recebido do Pai  a promessa do Espírito Santo, derramou isto que agora vedes e ouvís.
Nosso Pai Celestial é a fonte de todas as bençãos (Ef 1:3) (Tg 1:17), dele vem tudo o que necessitamos para termos uma vida feliz, futífera  e cheia do Espírito Santo.
1.2           A expressão “Promessa do Pai”,  nos fala de verdade e fidelidade
            (Hb 10:23) “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança;   porque fiel é o que prometeu.”
(Nm 23:19)  “Deus não é homem para que minta;  nem filho do homem para que se arrependa.    Porventura diria ele, e não o faria ?  ou falaria, e não o confirmaria ?”
(Hb 6:18)  “...é impossível que Deus minta...”
Querido(a)  irmão(ã), que ainda não foi batizado com Espírito Santo; como é maravilhoso saber que nenhuma Palavra de Deus cai por terra (Sl 119:89).    E, que firmados nela, podemos receber esta rica promessa – de sermos batizados com Espírito Santo (At 1:4; 2:1-4)


2.     Jesus nos ensina que o Batismo com Espírito Santo é Revestimento de poder
(Lc 24:49) “ E eis que sobre vós envio a Promessa de meu Pai;  ficai, porém, na cidade de Jerusalém,  até que do alto sejais revestidos de poder.”

2.1          Na Salvação fomos vestidos
A experiencia vivida no Édem, por nossos primeiros pais, Adão e Eva,  ilustra muito bem esta verdade.  Pois, estando eles nus;  Deus revela sua misericórdia e os veste.   (Gn 3:21)  “E fez o Senhor Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.”
(Is 61:10)  “Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus;  porque me vestiu de vestidos de salvação...”
O melhor vestido concedido pelo pai amoroso ao filho arrependido, nos diz, que na Salvação somos vestidos. (Lc 15:22)  “Mas o pai disse aos seus servos:  Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lho...”.  É digno de nota lembrar, que segundo a tradição judaica daqueles tempos, o melhor vestido da família, não era de nenhum dos filhos, nem da mãe,   mas, do pai.   Que lindo, na Salvação, o Pai Celestial nos veste com seu próprio vestido – Sua eterna Salvação.

2.2          No Batismo com Espírito Santo somos revestidos (Lc 24:29)
Certa vez, quando ministrava a Palavra de Deus, o querido amigo e emérito pregador, pastor Geziel Nunes Gomes, disse que no Calvário encontramos Salvação, e no Cenáculo, o glorioso revestimento de poder.   E, ao ilustrar estas duas experiencias maravilhosas, acrescentou: “A título de ilustração digo, que um dia passei pelo Calvário, e Deus me deu uma camisa e me vestiu.   Mas, em seguida me disse:  Agora vá para o cenáculo do Pentecóste, que vou te dar um paletó.”
Sim, o Batismo com Espírito Santo é revestimento de poder.  E, estando revestidos, temos mais força espiritual, para vencermos a carne, o mundo e o diabo (Lc 10:19)(2 Tm 1:7)

3.    Jesus nos ensina que o Batismo com Espírito Santo é a Virtude do Espírito Santo
(At 1:8)  “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”

3.1           A palavra virtude neste texto(At 1:8), é a palavra grega  “dunamys”, que significa poder, capacitação.     
O Batismo com Espírito Santo, é na vida do crente, fonte de poder e capacitação para testemunhar Jesus com eficácia.   Muitos testificam a Cristo, sem terem esta bendita experiencia (o que jamais invalida o testemunho- Haja visto, temos muitos queridos irmãos sinceros e piedosos, que ainda não foram batizados com Espírito Santo, e que são verdadeiras testemunhas de Cristo);  mas, sem dúvida, que com este revestimento de poder, o testemunho se torna mais operoso e impactante (At 8:5-8) (At 10:44)


3.2           Do termo “dunamys” temos tres palavras em nossa Língua Portuguesa:  Dinamo, dinamico e dinamite

a)    Dinamo -  Quando recebemos o Batismo com Espírito Santo, Deus nos torna um verdadeiro dinamo (gerador de força e energia)(Jo 7:38) para abençoar muitas vidas.    Deus não nos unge, para que retenhamos as bençãos para nós, mas para que repartamos do Espírito que está em nós.
b)     Dinamico -  Quando recebemos o Batismo com Espírito Santo, um grande despertamento espiritual ocorre em nossa vida.  O ócio e a letargia, dão lugar ao fervor e ao desejo servir com alegria (Sl 100:2) e testemunhar de Jesus (Rm 1:16)(2 Co 2:1-5).
c)     Dinamite -  Quando recebemos o Batismo com Espírito Santo, nos tornamos uma poderosa arma nas mãos de Deus, para a destruição de muitas fortalezas malignas (Lc 10:19).
Que nos use o Senhor, como verdadeiras dinamites espirituais.

4.      Jesus nos ensina como receber o Batismo com Espírito Santo

4.1  Por vezes já temos lido e ouvido, sobre fórmulas humanas das mais diversas para se receber avivamento e unção.     Mas, a Palavra de Deus nos declara, que só Deus possui a fórmula da unção (Ex 30:22-25) e do derramamento do Espírito (Is 44:3)(At 2:17,18)

4.1           Jesus tem a receita para ser batizado com Espírito Santo:
Primeiro:  Tenha sede do Batismo com Espírito Santo (Jo 7:37) “Quem tem sede” – Deseje esta benção!
Segundo:   Se aproxime do Senhor  (Jo 7:37)  Venha a mim” – Tenha comunhão com Ele
Terceiro:   Tome posse (Jo 7:37)  “E beba” -  Isto é, experimente o poder extraordinário do Espírito Santo.

Conclusão:

O saudoso pastor Estevam Angelo de Souza, deixou-nos a seguinte reflexão sobre a preciosa finalidade do Batismo com Espírito Santo:
“Jesus indicou o principal propósito do Batismo com Espírito Santo que os discípulos haviam de receber, quando disse que receberiam poder ao descer sobre eles o Espírito Santo.
Este poder pentecostal habilita os crentes a testemunharem efetivamente de Cristo (At 1:8), inclusive nas circunstancias mais difíceis e perigosas.”    Pois, vale lembrar que a palavra “testemunhas” no original grego do texto sagrado é a palavra “mártires”.   Todos os cristãos martirizados pelo Evangelho, traziam uma alma apaixonada por Jesus e um coração cheio da virtude do Espírito Santo (1 Pe 4:12-14).

Querido(o) irmão(ã), se ainda não recebeste esta benção;  busque ao Senhor com Fé.   Derrame teu ser diante de sua Presença.  Tenha sede do Espírito Santo, desejando beber de seu maravilhoso rio (Ap 22:17).

Pastor Marcos Antonio

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...