quarta-feira, 15 de junho de 2011

APRENDENDO COM JESUS O VALOR DA PALAVRA DE DEUS


   Jo 14:23,24

23 – Jesus respondeu e disse-lhe:   Se alguém me ama,  guardará a minha Palavra, e meu Pai o amará,  e viremos para ele e faremos nele morada.
24 – Quem não me ama não guarda as minhas palavras;   ora, a Palavra que ouvistes não é minha,  mas do Pai que me enviou.


Palavra Introdutória

Através do Evangelho, somos ensinados por Jesus, a darmos lugar prioritário à Palavra de Deus, afim de sermos abençoados e prósperos nesta vida.  
Pedro entendeu que somente  depositando toda nossa confiança na Palavra, poderemos provar as grandes bençãos.   Sobre a tua Palavra, lançarei a rede (Lc 5:5)
Permitamos  o Espírito Santo nos conduzir à revelação desta verdade, e que a Palavra de Deus tenha lugar prioritário em nossos corações.  
Que jamais,venhamos a ouvir do Senhor a nosso respeito, o que encontramos em João 8:37   A minha Palavra não entra em vós.
Mas, que vivenciemos na íntegra Colossenses 3:16    A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria,  ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros,  com salmos,  hinos e canticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.


1.     Jesus nos ensina que a Palavra é o firme Fundamento

1.1        No Sermão do Monte Jesus fala-nos de duas casas que foram construídas sob re dois tipos de alicerces: rocha e areia (Mt 7:24-27). A rocha em questão fala da Palavra de Deus que permanece para sempre (Sl 119:89), enquanto a areia fala da negligencia à Palavra de Deus, que torna fraca e instável a base de nossa vida espiritual.

1.2   O Evangelista Mateus registra as palavras de Jesus, informando apenas que aquele que escuta a Palavra, e as pratica é comparado ao homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha.  Mas, o evangelista Lucas, salienta alguns detalhes de sua importancia:             (Lc 6:47,48)  Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa,  eu vos mostrarei a quem é semelhante.     É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pos os alicerces sobre a rocha;  e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa e não a pode abalar, porque estava fundada sobre a rocha.     

 Observemos o texto e suas lições quanto a colocação dos alicerces da casa:
a)   Primeiro – O homem prudente cavou -   ...e cavou... – Que representa nossa aplicação à Palavra de Deus – (Sl 1:3) (Jr 15:16))
b)    Segundo -  O homem prudente fez uma cavidade profunda na rocha - ...e abriu bem fundo...- Fala de penetrarmos nas revelaçoes profundas e ricas da Palavra – (Rm 11:33)(1 Co 2:9,10)
c)    Terceiro – Fixou os alicerces - ...e pos os alicerces sobre a rocha – Que significa estar arraigado em Cristo (Cl 2:9) e firmados na Palavra (Jo 14:23)

1.3       A Palavra de Deus é o fundamento:
a)    De nossa Fé – (Rm 10:17)
b)    De nossa Santificação – (Jo 15:3) (Jo 17:17) (Sl 119:9,11)
c)     De nossa felicidade – (Jr 15:16) (Sl 119:103)
d)   De nossa esperança – (Mt 24:35) (1 Ts 4:15) (Ap 1:3)
e)    De nossa vitória – (Ef 6:17)

2       Jesus nos ensina que a Palavra é a Preciosa Semente
2.1 A Palavra de Deus é a Semente que produz vida – (Mt 13:23)  Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a Palavra;  e dá fruto, e um produz cem,  outro sessenta,  e outro trinta.
Jesus destaca que o semeador da Palavra  se depara no decorrer de sua semeadura, com quatro tipos de solo: 

a)    À beira do caminho – Neste solo a semente não germina porque satanás que veio roubar, matar e destruir (Jo 10:10), vem sagazmente e arrebata a semente.(Mt 13:4, 19)

b)    Em pedregais – Jesus fala de tres fatos negativos a respeito: Primeiro:  muitas pedras (pedregais) fala de um coração endurecido, 
Segundo:  terreno sem profundidade (não tinha terra funda) que revela uma vida espiritual extremamente superficial.
Terceiro:  O calor do sol, queimou e fez morrer a semente.  Que fala de angústias e perseguições sofridas por causa do recebimento da Palavra no coração (Mt 13:5,6,  20,21)

c)     Entre espinhos – Jesus fala destes espinhos com referencia a duas coisas que sufocam a Palavra para que não frutifique nos corações (Mt 13:7,  22)
Primeira: Os cuidados deste mundo  ( Mt 6:25-33)
Segunda: A sedução das riquezas (Mt 6:19-21)(Lc 12:13-21)(1 Tm 6:6-12)

d)   Em boa terra – Onde a semente germinou e frutificou (Mt 13:8,  23)
A boa terra é o coração receptivo à Semente da Palavra de Deus, que ao se abrir para o Evangelho, é abençoado e salvo.    (Tg 1:18)  Segundo sua vontade,  Ele nos gerou pela Palavra da Verdade ,  para que fossemos como primicias das suas criaturas.
(1 Pe 1:23) Sendo de novo gerados,  não de semente corruptível,  mas da incorrtuptível,  pela Palavra de Deus,  viva e que permanece para sempre.

3.Jesus nos ensina que a Palavra é o melhor Alimento

3.1 Ao ser tentado pelo diabo, disse:  Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus (Mt 4:4) (Dt 8:3).
O escritor russo Dostoievisk, disse que o vazio que está dentro do homem é do tamanho de Deus.   Ao referir-se a este vazio,  quis o eminente escritor salientar que existe dentro de cada ser humano o anelo pelo etéreo, pelo sobrenatural. 
Existe no interior de cada coração, o que se pode chamar de fome de Deus.    Nenhuma alma é saciada, até encontrar-se com Deus e ser alimentada e completamente satisfeita por Ele.
Em seu livro  Morte na panela, o reverendo Hernandes Dias Lopes, narra o seguinte:
 Uma pesquisa feita entre crianças que sobreviveram a Segunda Guerra Mundial,  se descobriu que,  a despeito de estarem em lugar seguro e terem alimentos com fartura,   não conseguiam dormir com serenidade.    Uma psicóloga identificou nestas crianças uma insegurança quanto ao suprimento para o dia seguinte.    Recomendou que se desse a cada uma delas,  um pedaço de pão para segurar durante a noite.   Assim, as crianças dormiram tranquilas e com segurança. O pão é uma necessidade básica e indispensável para a nossa sobrevivencia.   Sem ele, o desepero e a morte reinam.
Sem o Pão divino, estamos destinados ao desepero, a insegurança e a morte.  Mas, com a Palavra de Deus, estamos seguros e saciados.

3.2  A Palavra de Deus é o melhor Alimento porque vivifica (Jo 6:63)(Sl 119:25)
Por mais endurecido que seja o coração do homem,  ele se quebranta e se derrete pelo poder da Palavra (Jr 23:29)
Tudo porque a Palavra de Deus é poderosa, eficaz e penetrante (Hb 4:12)
O Evangelho de Cristo é poder de Deus para Salvação (Rm 1:16)
3.3 A Palavra de Deus é o melhor alimento porque alegra o coração (Jr 15:16) (Sl 19:8)(Lc 24:32)(Lc 10:39)  

1.1    A Palavra de Deus é o melhor alimento porque fortalece
A minha alma consome-se de tristeza;   fortalece-me segundo a tua Palavra (Sl 119:28)
Precisamos estar alimentados sempre da Palavra de Deus, para termos força e vigor para vencermos a carne, o mundo e o diabo.   Paulo, apóstolo das gentes,  nos dá a receita eficaz de como sermos fortes:   Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder  (Ef 6:10). Aos crentes em Colossos, ele aconselha:   A Palavra de Cristo habite abundantemente em vós  (Cl 3:16).
João, apóstolo do amor ao referir-se ao jovem cristão, diz do seu vigor e de sua vitória sobre o diabo.   E atribui, tal força espiritual e a vitória sobre o inimgo, ao fato destes jovens valorosos, terem em suas vidas, a permanencia da Palavra de Deus:    Eu vos escrevi jovens, porque sois fortes,  e a Palavra de Deus está em vós,  e já vencestes o maligno. (1 Jo 2:14)

2.     Jesus nos ensina que a Palavra é a Fonte de Santificação

2.1    Em sua oração Sacerdotal,  o Senhor intercede ao Pai:   Santifica-os na verdade, a tua Palavra é a Verdade  (Jo 17:17).  A Palavra de Deus possui poder santificador.   O salmista experimentou esta benção:  Escondi a tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti  (Sl 119:11).   Com razão se diz,  que pecado nos afasta da Palavra; mas, a Palavra nos afasta do pecado.

2.2     A Palavra de Deus nos purifica para que frutifiquemos para Deus
             O Senhor nos chamou para darmos fruto (Jo 15:16).  Jesus é a  Videira verdadeira, o Pai é o viticultor e nós somos os ramos.  No entanto, para que venhamos a dar frutos para Deus, Ele limpa sua vinha diuturnamente com sua Palavra:   Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado (Jo 15:3).  Queridos irmãos, permitamos que opoder desta bendita Palavra nos purifique, a fim de sermos frutiferos

2.3    A Palavra de Deus nos santifica para a Vinda de Jesus
(Ef 5:26,27)  Para a santificar,  purificando-a com a lavagem da água, pela Palavra.   Para a apresentar a Si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga,  nem coisa semelhante, mas  santa e irrepreensivel.
Um dos sinalizadores de que não se está esperando o retorno de Cristo, é quando negligenciamos nossa vida de santificação, vivendo na prática do pecado.   Por sua vez, a viva Esperança em nossos corações,  nos desperta à Santidade, conforme lemos em 1 João 3:2,3    Amados, agora somos filhos de Deus,  e ainda não é manifestado o que havemos de ser.    Mas, sabemos que, quando Ele se manifestar,  seremos semelhantes a Ele;  porque assim como é o veremos.             E qualquer que nEle tem esta esperança,  purifica-se  a si mesmo, como também Ele é puro.


3.     Jesus nos ensina que a Palavra é o mais eficaz Remédio

3.1    Remédio tão eficaz que o Salmo 107:20, diz que:  O Senhor enviou a sua Palavra e os sarou e os livrou da sua destruição.
Faltaria tempo, para enumerar os muitos testemunhos de curas e milagres pelo poder da Palavra de Deus.  Pois, como povo de Deus, temos vivenciado o efeito sanador da Palavra.

3.2    Remédio tão eficaz que o  criado enfermo do centurião de Cafarnaum foi radicalmente curado e liberto pelo poder da Palavra (Mt 8:5-13)
a)    Crer na Palavra de Deus é o primeiro passo para sermos curados (Mt 8:8)
b)    A Palavra de Deus corre velozmente para levar vida e saúde (Sl 147:15)
c)     A Palavra de Deus enviada, jamais volta vazia (Mt 8:13)(Is 55:11)

3.3    Remédio tão eficaz que cura todas as doenças
No ano de 1970,  com 8 anos de idade, recebí um assustador diagnóstico médico, que não havia mais esperanças para mim.   Ao deixar-me na mesa de cirurgia,  minha querida mãe sai do hospital em grande aflição.  Ao avisar nosso pastor, o mesmo lhe diz:  Vamos confiar na Palavra do Senhor,  Deus vai curar seu filho !
Milagrosamente sobrevivi à intervenção cirúrgica, e Deus me deu vida outra vez. Glória a Deus!
É a gloriosa Palavra que nos diz:    
Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos,  e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos,  e guardares todos os seus estatutos,  nenhuma das enfermidades porei sobre ti,  que pus sobre o Egito;  PORQUE EU SOU O SENHOR QUE SARA  (Ex 15:26)
E servireis ao Senhor vosso Deus, e Ele abençoará o vosso pão e a vossa água,  e eu tirarei do meio de ti as enfermidades.(Ex 23:25)
É Ele que perdoa todas as tuas iniquidades e SARA TODAS AS ENFERMIDADES.  (Sl 103:3)
Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades;  o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e,pelas suas PISADURAS, FOMOS SARADOS. (Is 53:5)

CONCLUSÃO:

Amados irmãos,  leiamos a Palavra para crescermos.  Guardemos a Palavra para sermos santos.  Confiemos na Palavra para vencermos. Comamos a Palavra para sermos fortes. Amemos a Palavra para sermos sempre abençoados. Enfim, jamais nos apartemos dela – que é fonte de vida, saúde, paz e vitória.

Pastor Marcos Antonio

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...