sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ÉTICA CRISTÃ (parte 2)

O QUE CREMOS E O QUE FAZEMOS DETERMINAM NOSSA ÉTICA

Verdades a respeito:

1ª.) O CRER está relacionado com a minha Fé, o FAZER com minhas obras.

- Por isso FÉ e OBRAS devem andar juntas em nossa vida.

- Pela Fé eu acredito (com a mente) e confio (com o coração) e através das obras que faço (eu materializo o que creio)

- Por isso quando faço algo que eu não acredito, então eu estou pecando – Porque a Bíblia diz que aquilo que não é feito por Fé, é pecado.

2ª.) O FAZER não deve preceder o CRER

- Eu não faço para crer, eu faço porque creio.

- A exemplo disto destacamos as diferenças entre Doutrina e Costumes

.É obvio que uma Doutrina há de gerar costumes – Porque a partir do momento em que eu creio em algum principio ou valor – é evidente que meu procedimento será resultado de minha convicção.

.Agora costume não pode gerar Doutrina – Porque quando isto ocorre, muitas vezes se dá lugar aos desvios doutrinários e ao legalismo.

- É um erro: fazer de um costume uma doutrina.

- Qual deve ser a nossa postura diante da verdade – O FAZER NÃO DEVE PRECEDER O CRER...

- Resposta: O INVERSO – Porque cremos, fazemos.


LIBERDADE E RESPONSABILIDADE

- Responsabilidade sem Liberdade:

.É viver debaixo de regras, sem ser livre

.Exemplos:

1º) A mulheres no regime Talibã – Proibidas de mostrar seu rosto, de aprender a ler e a escrever...) - Responsabilidade sem liberdade.

2º.) Ainda existem igrejas – Onde a pessoa sai do cativeiro do pecado e entra no cativeiro religioso:

- Ilustração: Recebí certa vez em nossa igreja em Curitiba, um irmão que veio congregar conosco (vindo de outra denominação). Ao perguntar-lhe o que o trazia a nossa igreja, ele respondeu:

- Fui excluido de minha igreja, por ser policial (eu uso arma de fogo – e lá é pecado) e também porque uso bigode, e lá, bigode também é pecado.

- Liberdade sem responsabilidade

- Responsabilidade sem liberdade é tirania, escravidão...

- Agora, Liberdade sem Responsabilidade – é libertinagem

AS TRES MAIORES QUESTÕES DA VIDA E A ÉTICA

- Já sabemos que a Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para decidir sobre as

TRES MAIORES QUESTÕES DA VIDA:

. EU QUERO . EU DEVO . EU POSSO

- Tem coisas que eu quero – Mas não devo

- Tem coisas que eu devo – Mas não posso

- Tem coisas que eu posso – Mas não quero

- Quando é que agradamos a Deus e temos paz de espírito...

.Quando aquilo que eu quero, é aquilo que eu posso

e aquilo que eu devo.

.Quando estas tres questões estão em harmonia, então tenho uma boa ética.


OS SETE PRINCÍPIOS DA ÉTICA CRISTÃ

1º.) O PRINCÍPIO DA FÉ

Rm 14:22,23 “Tens tu fé ? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.

Mas aquele que tem dúvidas, se come, está condenado, porque não come por fé;

E tudo o que não é de fé, é pecado.”

- Como entender isto:

. Por exemplo: “O que pretendo fazer ou dizer é de Fé com base na Palavra de Deus ?

.Se a resposta for positiva – a atitude será correta, lícita.. Se for a resposta for negativa – descarte imediatamente a atitude.

- Agir por Fé – Significa passar atos, pensamentos e palavras no crivo da Palavra de Deus.


2º.) O PRINCÍPIO DA COERENCIA

1 Co 6:12 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convëm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.”

1 Co 10:23 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.”

- Esse critério orienta o crente a que não faça as coisas apenas porque são lícitas, mas, porque SÃO LICITAS E SÃO CONVENIENTES, segundo a Palavra de Deus.

- Um procedimento pode ser licito (“todas as coisas me são lícitas), mas pela Bíblia pode não ser conveniente.


3º.) O PRINCÍPIO DA EDIFICAÇÃO

1 Co 10:23b “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas EDIFICAM.”

- Tem muita coisa que é licita – Mas, não edifica

Todas as vezes que voce se deparar diante de uma escolha – Pergunte: Isto vai promover edificação


4º.) O PRINCÍPIO DA GLORIFICAÇÃO A DEUS

1 Co 10:31 “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus”

- Ao dizer uma palavra: Esta palavra vai glorificar a Deus ?..

.Ilustração: Quando alguém chegava para Daniel Berg para falar mal de alguém – ele só dizia: Jesus é bom, Ele Salva, Cura e Batiza no Espírito Santo.

- Ao comprar uma roupa – No provador – a roupa está bonita...Mas, esta roupa irá glorificar ao Senhor?..

5º.) O PRINCÍPIO DA AÇÃO EM NOME DE JESUS

Cl 3:17 E, quando fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em Nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai.”

- Diante de uma palavra a ser proferida ou de uma ação a ser tomada – Devemos perguntar:

POSSO FAZER ISTO EM NOME DO SENHOR?...

- O Nome do Senhor é Santo – Se a Bíblia me diz que tudo que eu fizer – quer por palavras ou por obras, eu devo fazer em Nome do Senhor.

Isto significa, que se o que digo ou faço, e o Nome do Senhor reprova – Então estou pecando!

6º.) O PRINCÍPIO DO RESPEITO AO MAIS FRACO

- 1 Co 8:9-13 “Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escandalo para os fracos.

Porque se alguém te vir a ti, que tens ciencia, sentado ‘a mesa no templo dos ídolos, não será a consciencia do fraco que é induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos...

E pela tua ciencia, perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu.

Ora, pecando assim contra os irmãos e ferindo a sua fraca consciencia, pecais contra Cristo.

Pelo que, se o manjar escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.”

- Romanos 14:13-20 (Texto Correlato)

7º.) O PRINCÍPIO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

Rm 14:10-12 Mas, tu, porque julgas teu irmão... Ou tu também, porque desprezas a teu irmão...Pois todos havemos de comparecer ante o Tribunal de Cristo. Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.”

- Naquele Dia, nossos atos serão julgados (Mt 16:27)

- O texto de Gl 6:7 – Fala da lei da semeadura e da sega (colheita)

- A pergunta que sempre devemos fazer:

O QUE PRETENDO FAZER ME TRARÁ QUAIS CONSEQUENCIAS, AQUI NESTE MUNDO, E O QUE PODERÁ ME RESERVAR O FUTURO – SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS...”


Pastor Marcos Antonio

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...