domingo, 27 de junho de 2010

TRÊS NÍVEIS DE RELACIONAMENTO COM JESUS: VARAS, DISCÍPULOS E AMIGOS



João 15:5, 8, 14, 15


Introdução:

· O capítulos 13, 14, 15, 16 e 17 de S.João – fala das últimas instruções que o Senhor Jesus deu aos seus queridos seguidores, antes de sua morte.

· No cap. 13 – Ele ensina Humildade, quando lava os pés de seus discípulos

Ø No cap. 14 – Depois de falar da mensagem mais confortadora da Bíblia – A certeza do Céu; Ele promete enviar o Espírito Santo, o Consolador...

· Mas é neste capítulo 15 – Que o Senhor trata com divina profundidade, de um tema da maior importância:

A UNIÃO INTIMA ENTRE JESUS E NÓS, SUA IGREJA

· Relacionamento – Intimidade – Dependência – Amor – Comunhão é o que o Senhor pede de sua Igreja...

§ O Senhor fala neste capítulo sobre três níveis de Relacionamento com Ele :

- VARAS OU RAMOS DA VIDEIRA - Jo 15:5

- DÍSCIPLULOS - Jo 15:8

- AMIGOS - Jo 15:15


1. Primeiro: JESUS NOS CHAMA DE VARAS (RAMOS) DA VIDEIRA

§ Jo 15:5 “Eu sou a videira, vós, as varas...”

§ Ao nos comparar com varas da Videira (Que é Ele próprio) – Ele está nos dizendo: FRUTIFIQUE

1º.) As varas so dão fruto se estiverem ligadas à Videira (Que é Cristo)

- Note a expressão enfática: EM MIM

- v.2 Toda a vara em mim...”

- v. 4 Estai em mim, e Eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.”

- v.5 “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e Eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer.”

- v. 6 “Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

- v.7 “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.”

- Estar em Cristo – significa ter vida espiritual:

. Cl 2:7 “Arraigados e edificados nEle e confirmados na Fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças.”

- É maravilhoso notar esta linda verdade na Carta aos Efésios:

. Em Cristo somos abençoados – Ef 1:3

. Em Cristo fomos eleitos – Ef 1:4 “Como também nos elegeu NELE antes da fundação do mundo...”

. Em Cristo fomos redimidos – Ef 1:7

. Em Cristo fomos feitos herança de Deus – Ef 1:11

. Em Cristo fomos reconciliados com Deus – Ef 2:11-13 “Portanto lembrai-vos de que vós outrora éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão, feita pela mão dos homens.

Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.

Mas, agora em Cristo, vós, que estáveis longe, já pelo Sangue de Cristo chegastes perto.”

- Observemos o que o apóstolo João ensina em sua Primeira Carta:

- 1 Jo 2:28 E agora, filhinhos, PERMANECEI NELE, para que quando Ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por Ele na sua vinda.”

. Consideremos que o texto não diz permanecei nela (alguma igreja) Cruzada, Metodista, Batista, Congregação Cristã, Deus é amor, Menonita, Congregacional, Universal, Assembléia de Deus...etc... - O texto é claro, permanecei nEle. Porque pode ocorrer de muitos estarem "nela"(denominação), e não estarem "NELE" (Jesus).

. Quantos estão nela e não estão nEle – O texto diz PERMANECEI NELE....

2º.) A vara estando ligada ao tronco, recebe a vida do tronco pela seiva

- Portanto, convém lembrar-vos que não existem membros postiços no corpo de Cristo: - que falam daqueles crentes ainda não transformados, não convertidos, que ainda não desfrutam da natureza divina, que os credencia a serem verdadeiros membros do Corpo de Cristo.

- Jo 15:4 “Estai em mim, e eu, em vós, como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.”

- Jo 15:5 “Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.”

- É preciso estar ligado a Cristo para frutificar para Deus - Jo 15:1-5

TRES SUBLIMES VERDADES DE JO 15 - A RESPEITO DESTES TRES NÍVEIS DE RELACIONAMENTO COM CRISTO:

Primeiro: - Como varas Ele nos diz: FRUTIFIQUE - Jo 15:5

Segundo: - Como discípulos Ele nos convida: SIGA-ME - Jo 15:8

Terceiro: - Como amigos Ele nos conclama: TENHA COMUNHÃO COMIGO - Jo 15:15


2. Em segundo lugar – Jesus fala de um segundo nível de relacionamento com Ele – Quando depois de nos chamar de ramos, varas – nos CHAMA DE DISCÍPULOS

· Observe que para ser discípulo – primeiro precisa ser vara que dá fruto – Jo 15:8 “Nisto é glorificado meu Pai: Que deis muito fruto, e assim sereis meus discípulos.”

· Quem é o discípulo ? É um seguidor de seu mestre, que é ensinado por ele...

· Por que ser discípulo não é tão fácil como se pensa:

1º.) Para ser discípulo de Jesus é preciso a renúncia do eu:

- Mt 16:24 “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”

- Lc 14:26 “Se alguém vier a mim e não aborrecer seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.”

2º.) Para ser discípulo de Jesus é preciso renunciar tudo

- Lc 14:33 “Assim pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.”

3º.) Para ser discípulo de Jesus é preciso aprender as lições que Ele ensinou – Mt 11:29; 1 Pe 2:21

- A Lição da compaixão

- A lição da misericórdia

Mt 9:13 “Misericórdia quero, e não sacrifício”

Mt 5:7 “Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.”

* Deus está procurando crentes misericordiosos – Que não folgam com a injustiça – Que não se alegram com a desgraça do outro – Que manifesta a Graça de Cristo

- A lição da humildade – Jo 13

- A lição do Perdão – Fp 2:5

.Quando é que ficamos mais parecidos com Jesus ? Certamente, não é quando pregamos, ou cantamos, ou ofertamos, etc..

.É quando perdoamos...

- A lição do Amor fraternal – Jo 13:34,35 “Um novo mandamento vos dou: Que vos amei uns aos outros, como Eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”

· Ele está nos dizendo – Que ninguém pode dizer-se discípulo dEle, se não ama a seu irmão

· “Senhor faça-nos como os amigos do coração: Jônatas e Davi” “Como o irmão Epafrodito”

“Como o querido Onesíforo” “Como o amado Paulo”

“Como o discípulo a quem Jesus amava, João”

3. Em terceiro lugar – Jesus fala de um terceiro nível de relacionamento com Ele – o de AMIGOS

· Como varas – frutifique

· Como discíplulos – Siga-me

· Como amigos – Tenham comunhão comigo

· Jo 15:16 – “Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Antes, tenho vos chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.”

· O texto está nos ensinando que não pode haver revelação, sem uma amizade profunda

· Você sabia que no Texto Hebraico do A. Testamento, a palavra amizade e a palavra segredo são as mesmas – Exemplos:

· Salmo 25:14; Jó 29:4

· Um exemplo significativo é Abraão – O amigo de Deus – 2 Cr 20:7; Is 41:8; Tg 2:23....

..Gn 18:17 “Ocultarei Eu a Abraão o que Eu faço ?...”

.Jo 15:14 “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando...”


Que Deus em Cristo no ajude, a frutificarmos para Deus, sermos bons discípulos seguindo seus passos e sendo dEle verdadeiros amigos desfrutando de sua terna e profunda Comunhão.


Pastor Marcos Antonio

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...