quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Formas de ingressar no Ministério

“QUEM TE TEM POSTO ?” (Formas de ingressar no Ministério Cristão)
(Ex 2:14)

Introdução: Narre a História...
Moisés foi atingido em cheio pela impactante pergunta:”Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós ? “

I. POSTO POR SI MESMO
“Ninguém me chamou, eu me chamo”
Quanto prejuízo para a Obra de Deus causados por este tipo de obreiro.
Características deste tipo de obreiro:

• Normalmente são cheios de si

• Gostam de aparecer

• Buscam comodidade – pensando que Ministério é fonte de lucro – Jz 18 (O levita – “comodidade”)

• Pisam nos outros pra subirem (Aprenda com Jesus a subir – Lc 24)

• São cheios de astúcia – Jz 9 (parábola de Jotão)
(3) Existe juízo sobre tais obreiros ? SIM – Hb 5:4: (Il. Vd. Trágico fim do rei Uzias – que ficou leproso – ao tomar o incensário)


II. POSTO PELOS AMIGOS
• É essencial termos amigos – mas quanto a nossa chamada – ela deve ser de Deus – e não dos amigos

• Quem colocou Ló na caravana de Abraão não foi Deus
Gn 12:4 “Assim partiu Abrão, como o Senhor lhe tinha dito, e Ló foi com ele...” (Deus falou com Abraão – não c/Ló)

• Note Tres grandes prejuízos:
Primeiro:Promoveu Contenda – Gn 13:7
Segundo: Desrespeitou a Liderança de Abraão – Gn 13:9-11
Terceiro: Entrou em problemas – Gn 14
O “amigo”que o chamou – tem que intervir e tentar livra-lo (Gn 14)

• Quantos dizem erradamente: “Eu chego lá eu tenho Q.I. (Quem Indica) ou “Tenho P.H.D.”(Parente do homem da diretoria)

III. POSTO POR ORGANIZAÇÕES

Seria possível ?
• Ser posto por um Concilio Eclesiástico e não ser chamado
• Ser posto por um Seminário Teológico – e não ser chamado
• Ser posto por uma Convenção de Ministros – e não ser chamado

IV. POSTO POR NEGOCIATAS

• Quando deixamos de esperar em Deus – somos tentados a querer dar uma mãozinha ao Senhor. Ele não precisa de uma “mãozinha”- Olha só o tamanho da Mão dEle!

• Negociatas e barganhas pelos bastidores do ministério – tiram de cena a ação diretiva do Espírito de Deus –

• Jesus passou a noite orando para chamar seus apóstolos –
O Espírito chamou Saulo e Barnabé – At 13:2


• Que tipo de negociata José fez ? Nenhuma
Seu segredo: Gn 39 – “E o Senhor era com ele” (várias referências)

• Moisés: “Teve alguma negociação humana para o sr. Chegar aonde chegou? Ele responderia: “Teve uma sarça que ardia e não se consumia.,.Eu até disse para Ele, eu não tenho capacidade – mas Ele não quis saber – foi logo dizendo: (Ex 3:14)(4:11,12)”

• Samuel: Tem alguma experiência com “jogo de cintura”;negociações. Já usou algum artifício destes para conseguir algo ? Samuel responderia (1 Sm 12) (7:12)

• Se perguntássemos a Davi naquele tempo: “Davi, você entende de manobra de massa; de articulações; negociatas; barganha; “toma lá dá cá”....
Daví nos responderia: O que é isto ? Uma coisa eu sei:
“O Senhor é meu pastor, nada me faltará” (Sl 23:1)

• Se indagássemos ao querido Mardoqueu – Ele responderia: “Articulação politica pra subir – nem sei como isto funciona. Só sei que um camarada que odiava meu povo preparou uma forca para mim – Mas não há de ver que o dito cujo, foi enforcado na forca que construiu...

• E então Isaías – “ Sim, eu conheci bem esta história de política e negociações enquanto Uzias estava vivo – Mas no ano em que Ele morreu – a coisa mudou pro meu lado – Eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono.,..”

• E Paulo, como você entrou no Ministério ?
Primeiro Ele me quebrou pelo meio (Atos 9) e depois entrei pra universidade do deserto.


V. POSTO POR DEUS

• Um homem posto por Deus tem nele a Unção de Deus -
a)O que faz a diferença na nossa vida não é nossa sapiência, não são os nossos cursos, títulos; cargos – mas sim a preciosa Unção do Alto – 1 Sm 16:13
• Um homem posto por Deus traz consigo as marcas do sofrimento – 2 Co 6:4-10; 11:23-28

• Um homem posto por Deus é confirmado por Deus – 1 Sm 3:20
• Um homem posto por Deus é protegido por Deus –
Cuidado para não se levantar contra um homem posto por Deus – Deus compra a briga
Is 54:17

• Um homem posto por Deus é sustentado por Deus –
Il. Elias, o ribeiro e os corvos
Fp 4:19

Conclusão: Quem te tem posto no Ministério ??? Pergunta o Espírito de Deus !

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...